O problema do LSPI? A LIQUI MOLY explica tudo o que deve saber

O problema do LSPI? A LIQUI MOLY explica tudo o que deve saber

Combustão não controlada do motor a baixas rotações? David Kaiser, Diretor de P&D na LIQUI MOLY, explica como evitar.

Os motores modernos de alta compressão com injeção direta de combustível têm um risco cada vez maior de pré-ignição a baixas rotações, ou seja, o LSPI (Low Speed Pre Ignition em inglês). Quando isso acontece, a mistura ar/combustível entra em ignição na câmara de combustão ainda antes de haver uma faísca de ignição. Esta detonação pode causar danos sérios no motor.

Ainda não se sabe bem como ocorre este fenómeno. A sujeira no interior do motor tem sempre um papel importante, pelo que podemos mencionar dois pontos: primeiro, a escolha do óleo do motor. Os óleos de motor modernos têm uma fórmula adaptada para reduzir o risco de LSPI. Quem quer economizar dinheiro no óleo vai acabar gastando muito mais em caso de danos no motor. O guia de óleos gratuito da LIQUI MOLY permite escolher, com apenas alguns cliques, os óleos corretos para um determinado veículo.

O segundo ponto é o DFI Cleaner da LIQUI MOLY. É um aditivo de limpeza especial que é colocado no tanque de carros a gasolina e FLEX. Contém polieteramina (PEA) como substância ativa. “A PEA ativa é um produto de limpeza químico altamente eficaz e que remove os sedimentos mais resistentes que se formam nos bicos injetores, nos pistões e na câmara de combustão”, afirma David Kaiser, diretor de P&D na LIQUI MOLY. “E, se for usada regularmente, também protege a longo prazo contra novos sedimentos de resíduos de carbono.”

Estes sedimentos são considerados um fator essencial para a ocorrência do LSPI. Os modernos motores turbo a gasolina de injeção direta têm um sistema de injeção de alta demanda. Os injetores encontram-se instalados diretamente na câmara de combustão e, por esse motivo, sujeitos a elevadas temperaturas e pressões, bem como à influência dos resíduos de combustão.

Isto promove a formação de sedimentos nas aberturas dos bocais em muito pouco tempo, deixando de pulverizar a gasolina de forma precisa. Por seu lado, esta situação piora os valores das emissões de gases de escape uma vez que, devido às altas temperaturas, os sedimentos podem começar a provocar uma combustão detonante.

O DFI Cleaner pode ser utilizado em todas as manutenções. Este produto é tão eficaz que só precisa de ser utilizado a cada 5.000 km, destinando-se especialmente a motores a gasolina e flex, quer sejam de injeção direta, quer sejam de injeção no coletor de admissão.

A LIQUI MOLY tem mais de 60 anos de experiência com aditivos. “Os aditivos são ferramentas químicas úteis”, afirma David Kaiser. “Podem resolver muitos problemas de forma mais rápida, mais simples e mais económica do que algumas intervenções mecânicas.”

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